TDAH: sintomas e prejuízos

O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade-TDAH, é considerado um transtorno do neurodesenvolvimento, ou seja, se inicia na infância, perpetuando em aos casos, até a vida adulta. O TDAH apresenta um padrão de comportamentos de desatenção, hiperatividade/impulsividade e disfuncionalidade executivas, interferindo negativamente no desenvolvimento e funcionalidade da pessoa.

As características da apresentação dos sintomas são: dificuldades em manter a atenção em tarefas ou atividades, especialmente aquelas que exigem maior esforço mental, frequentemente cometem erros por não dar atenção aos detalhes, tem dificuldades em finalizar tarefas, necessidade de recompensas imediatas para concluir tarefas, tendência a ficar facilmente entediado, dificuldades em ficar sentado, em situações que se espera permanecer sentado, inquietação, agitação dificuldades em ficar parado, tem dificuldade de esperar sua vez, por exemplo aguardar em uma fila, inicia tarefas mais rapidamente perde o foco, déficit na capacidade de organização, planejamento de tarefas e autogerenciamento do tempo, assim como dificuldades em manter a autodisciplina e automotivação.

A manifestação dos sintomas do TDAH, faz com que as pessoas que sofrem com o transtorno encontrem dificuldades para gerenciar assertivamente as atividades da vida diária, implicando em prejuízos funcionais em diferentes contextos por exemplo, doméstico, social, acadêmica, profissional e saúde.

De acordo com a manifestação dos sintomas o TDAH pode apresentar as seguintes especificações: apresentação combinada, predominantemente desatenta e predominantemente hiperativa/impulsiva. A manifestação dos sintomas nas especificações de nível leve, moderado e grave, resulta da quantidade e a intensidade de sintomas e prejuízos funcionais.

Referencias:

Nascimento, A; Oliveira A.P.A. Escala de prejuízos funcionais-EPF. 1 ed- São Paulo. Hogrefe, 2016. 

Manual Diagnostico e Estatístico de Transtornos Mentais. DSM-5-TR, 2023, Artmed.