Orientações para o atendimento on-line

No Brasil o atendimento psicológico online é regulamentado pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), através da resolução 11/2018 e Resolução CFP nº 004/2020.  O modelo de atendimento online apresenta as mesmas características do atendimento presencial, ou seja, sessões semanais, mesmo tempo de duração, a diferença é que, é realizado através de plataformas de vídeos chamadas, a pessoa não precisa fazer deslocamentos, podendo fazer no conforto da sua casa.

Como se preparar para o atendimento de online?

Procure um ambiente que tenha privacidade

O atendimento psicológico é um momento singular, onde você pode falar e expor seus problemas, dificuldades e questões internas de sofrimento emocional. Para que a experiência terapêutica seja confortável é preciso escolher um local adequado, tranquilo, pouco barulhento, livre de interrupções e sem presença de outras pessoas, isso é imprescindível para proteção das informações trocadas com o profissional.  

 Conexão com internet de qualidade

Como as sessões acontecem na modalidade online o acesso a uma boa conexão de internet é fundamental. Prepare-se uns 10 minutos antes de iniciar a sessão, certifique-se que a rede de internet não apresenta problemas, verifique se seu smartphone ou notebook está com a bateria carregada.  

Uso de fones de ouvido

A confidencialidade no espaço terapêutico é fundamental, por isso o uso de fone de ouvidos é importante para zelar sua intimidade pessoal.